Degustação JAMM JP40
- Silvio Faria

- 30 de mar. de 2025
- 1 min de leitura
Atualizado: 6 de abr. de 2025
Lançamento recente da marca nacional JAMM, o JP40 faz parte da linha de charutos box pressed da fábrica.

Origem: Brasil
Fortaleza: Média/Alta
Capa: Cubra (Tabaco de sementes cubanas cultivados no Brasil)
Capote: Cubra
Miolo: Mata Fina e Cubra Ligeiro (Folhas do topo da árvore com mais exposição ao sol, trazendo mais intensidade e sabor) e Mata Fina
Anel: 40
Tamanho: 145mm
Tempo de fumada: 1 hora

No início do primeiro terço é bem nitido o amargor presente na fumada, possivelmente da presença do tabaco Mata Fina presente no blend do miolo. Para o meu paladar, chegou a ser um pouco desconfortável esse amargor inicial e a ardência proveniente das primeiras baforadas. Porém o fluxo é bem solto, fumaça bem cremosa e densa, muito aderente ao meu gosto pessoal.

A partir do segundo terço é possível sentir uma evolução que suaviza e arredonda a fumada, trazendo menos punch e mais sabores, com notas de defumado bem presentes. Importante mencionar que a construção, por se tratar de um charuto box pressed e com tabacos de folhas inteiras, é bastante irregular, com a cinza se desfazendo com facilidade durante a evolução da degustação.

No ultimo terço, a concentração de sabores volta a ficar bastante potente, porém com muito menos aspereza que o início do charuto, bem confortável e saboroso. Esse último momento da degustação realizei a harmonização com um espresso duplo, o que deixou a experiência mais qualitativa.
Avaliação pessoal: Nota 7
Fumaria de novo: Possivelmente
Local da degustação: Do Barril - Campinas




Comentários